
SINFÔNICA AMBULANTE
COMUNICAÇÃO, DESIGN
Cliente:
Sinfônica Ambulante
Amplificando o alcance sem perder a originalidade, desenvolvemos um novo posicionamento de marca que contemplava, discurso, manifesto, tagline, valores, personalidade e uma nova identidade visual.
Ano:
2023
Em abril de 2023, a Sinfônica Ambulante, patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro , nos procurou para ajudá-los a resolver alguns desafios:
1. Atualizar a identidade visual
2. Construir um posicionamento de marca
3. Alcançar o público para além do foliões, atraindo produtores de eventos e festivais.
Na pesquisa qualitativa, foram mais de 700 resposta avaliando a força da marca e o seu campo de associações. Durante a entrevista em profundidade, entendemos que a Sinfônica Ambulante é para quem acredita que o carnaval é um estado de espírito que deve nos acompanhar o ano inteiro.














"Rufem os tambores: a Sinfônica Ambulante se prepara para atacar. Nosso carnaval não tem data nem endereço: A multidão é a nossa casa e do Rio à Niterói, nossos arranjos são feitos para eternizar emoções."
Uma das assinatura foi conformada no formato de estandarte, elemento icônico do carnaval. A tipografia escolhida foi escolhida para trazer a refência das brass bands de jazz, tendo um ritmo entrelaçado às diferentes alturas e espessuras de letra e criando dinamicidade.
Na identidade visual, os seis principais instrumentos foram ilustrados de forma perspectivada e usando a ampla gama de cores da paleta, trazendo muita energia e a sensação de movimento.
Ficha técnica do projeto:
Designer responsável: Pedro Nithack
Designer auxiliar: Gustavo Senna
Gerente do projeto: Bruna Moll
Supervisora do projeto: Amanda Senna